segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Oficina de arte parte 3/3

A arte visual é uma linguagem?

A arte visual também é definida como uma linguagem.

Existe um conjunto de elementos que estrutura a arte visual e que pode ser ensinado e aprendido.

Esses elementos carregam consigo interpretações e significados que estão ligados aos sentimentos humanos. Eles não estão ligados ao discurso lógico e racional da linguagem escrita ou da matemática, pois são ambivalentes e cada pessoa pode interpretar a seu modo uma obra de arte visual criada pelo homem.

O estudo da História da Arte fica mais completo quando dominamos a linguagem, pois o que diferencia a produção de arte de determinada civilização ou período da História é também o uso que os homens fazem dos elementos da linguagem.

A compreensão dos mais diferentes modos de se utilizar a linguagem é uma chave para um baú de tesouros chamado Cultura.  Definição cultura: crenças, condutas, linguagem e forma vida de um grupo de pessoas em um determinado período. Engloba costumes, cerimônias, arte, tecnologia e, em sua interpretação estética, os êxitos artísticos e intelectuais de uma sociedade. Encontra-se estreitamente associada às formas culturais promovidas pelas instituições escolares e estatais(Fonte: enciclopédia Microsoft Encarta)

É a compreensão da linguagem que nos ajuda a reconhecer a produção cultural de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário