segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Português- Trabalho com a Linguagem ensino fundamental

Introdução

Em outras oficinas, entramos na discussão do que seja língua e ensino de língua nos anos iniciais do ensino fundamental, apresentando as relações que a língua - manifestação da linguagem verbal - possui com o poder, as ideologias, a cultura e identidade de um povo. Refletimos, também, sobre o ensino de língua, a partir do estudo das classes de palavras e das relações existentes entre sua organização e os enunciados que elaboramos, ao falar ou ao escrever. Agora, pretendemos afunilar e aprofundar essas discussões, percorrendo o espaço mesmo da própria língua, de seu uso verbal, sem deixar de lado as outras linguagens, tão importantes no nosso cotidiano e no de nossos alunos...
Conforme já vimos em outras oficinas, a língua escrita possui uma formalidade que a oralidade não detém. Em outras palavras, ao escrever, o usuário da língua utiliza construções linguísticas mais apuradas (entenda-se, afeitas à norma padrão, à norma culta...) do que quando se comunica oralmente com alguém. Por isso, não falamos como escrevemos. Veja, por exemplo:

Exemplos de mensagens oral e escrita

 Repare que as duas mensagens têm significado semelhante: uma pessoa cumprimenta a outra e pergunta sobre seus pais. No entanto, os textos diferem, na medida em que estão sendo utilizados em contextos e modalidades igualmente diferentes.

O que é texto?

Os usuários de uma língua, ao utilizarem-na oralmente ou na forma escrita, produzem textos diferentes. Perguntamos a você: afinal, o que é um texto??? Você consideraria como textos os exemplos abaixo???
Charge de Miguel Paiva

Charge de Ique





Retirantes, de Cândido Portinari



Repare que, para nós, os exemplos constituem-se como textos. O porquê? Ah, o porquê está, exatamente, na concepção que temos de comunicação, de expressão, de jogo de sentidos...
Produzir texto é constituir sentidos; estes sentidos se dão a conhecer a um leitor que pode inferir outros sentidos ao que quisemos expressar - dependendo da realidade em que vive, de seu aporte cultural, de sua visão social de mundo -, é, portanto, fácil perceber que entendemos texto em um sentido bastante amplo.
Esses sentidos se dão a conhecer, por exemplo, graficamente - através da palavra escrita; oralmente, através da palavra falada; imageticamente - através de imagens plásticas, pictóricas, fotográficas, visuais, em geral. Desta forma, olhar um outdoor e dar sentido ao todo que ele representa significa interpretar um texto.
O mesmo acontece com os nossos exemplos. Eles constituem-se como imagens e não trabalham com linguagem verbal alguma. Isto é diferente para nós, acostumados a pensar sobre o texto a partir do que está escrito - va lá! - do que se fala... mas nunca, do que "apenas" se vê...
Quanto ao exemplo 04, você vê o movimento dos dançarinos em cena. Vê, ainda, o vestuário, a pintura-maquiagem do corpo, evidenciando o mesmo tema dos exemplos anteriores - a fome, a miséria, a seca. E isto constitui-se em um texto, pois você pode "lê-lo", percebê-lo através desses signos que se mostram a você.
Nesse sentido, verificamos que temos um texto quando há constituição de sentidos, sejam eles verbais ou não verbais. Não se esqueça que a língua é a manifestação verbal da linguagem...

Como ler o trabalho dos alunos

Provavelmente, nas redações feitas por seus alunos, você encontrará vários desenhos. E se perguntará: por que fulano "perdeu tanto tempo" desenhando, ao invés de "escrever a redação" que eu pedi? Olhe com mais atenção, e veja que esses desenhos são textos que seu aluno escreveu para você, ou para ilustrar a produção que você lhe solicitou... As crianças trabalham muito com a imaginação, com outras linguagens que acabam completando o que as palavras, por vezes, não conseguiram dizer. Por isso, é tão importante trabalhar, ao mesmo tempo, com outras linguagens e a língua - uma de suas manifestações -, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental. Para as crianças, o "fundamental" é expressar suas ideias, sentimentos, independentemente da linguagem que utilizem... E, por vezes, é mais fácil para elas a expressão não verbal.
Da próxima vez que seu aluno utilizar esse artifício, e analise-o. Verifique se as linguagens se interpenetram, ou seja, se o imagético, o pictórico mantêm relação com o verbal, o escrito. É importante trabalhar com os mais variados textos em nossa sala de aula, pois imagens, movimento, cor, som, palavra são veículos da expressão, da elaboração de ideias, da exposição de sentimentos. E como nós, seres humanos, precisamos desses veículos - principalmente nossas crianças!!!
É claro que, nestas oficinas, privilegiamos um desses instrumentos - a palavra oral e/ou escrita - o texto verbal. Mas se as outras formas estiverem por perto, que bom... como nosso texto se torna cada vez mais rico!
 Resumo
Nesta aula, falamos sobre a amplitude do termo linguagem, que comporta manifestações humanas verbais e não verbais. A língua é manifestação da linguagem verbal.
Trabalhamos, também, com a importância da utilização das diversas linguagens em sala de aula, enfatizando a língua como manifestação da linguagem verbal.

Referências bibliográficas

Charges do Jornal do Brasil

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